ARTESP recomenda integração tarifária entre linhas da EMTU que ligam Itapecerica, Embu das Artes e Embu-Guaçu
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) publicou, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (31), a Deliberação nº 567, que recomenda a integração física e tarifária entre três importantes linhas metropolitanas da EMTU, operadas pelo Consórcio Intervias, atendendo os municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu.
A decisão foi aprovada por unanimidade durante a 222ª Reunião Extraordinária do Conselho Diretor da ARTESP, realizada em 30 de outubro de 2025.
Linhas que terão integração
As linhas incluídas na deliberação são:
• 032TRO Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) – São Paulo (Metrô Vila Sônia)
• 032DV1 Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) – São Paulo (Metrô Vila Sônia – Noturno)
• 811TRO Embu-Guaçu (Chácara Flórida) – Itapecerica da Serra (Valo Velho)
Com a medida, os usuários terão acesso facilitado e economia na tarifa ao realizar conexões entre os itinerários, especialmente nos trechos que passam por Embu das Artes (Centro) e seguem até o Metrô Vila Sônia, ponto de integração com a capital.
Benefício para milhares de passageiros
A integração tarifária é considerada um avanço na mobilidade metropolitana, reduzindo o tempo de deslocamento e os custos para quem se desloca diariamente entre os três municípios e São Paulo.
O sistema integrado também deve melhorar o fluxo de passageiros e o embarque, especialmente nos horários de pico e nos principais pontos de conexão.
Próximos passos
A ARTESP ratificou toda a instrução processual conduzida pela Superintendência de Transportes Coletivos (SUCOL) e determinou a adoção das medidas técnicas necessárias para colocar a integração em prática.
A deliberação foi assinada pelo presidente André Isper Rodrigues Barnabé e demais diretores da agência, e publicada oficialmente no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Da Redação do Jornal na Net
